domingo, 28 de outubro de 2012

Grafos & Ressurreição

Acalmem-se senhoras e senhores! O hiato do blog (essencial para que eu pudesse fechar o semestre com chave de ouro) felizmente terminou!

De acordo com o post escrito aqui, meu tempo livre é uma progressão geométrica de razão negativa diretamente proporcional ao momento do semestre, logo, quanto mais próximo do fim, menos tempo. Como consequência algumas das minhas atividades mais queridas tiveram que ser deixadas de lado para garantir a estabilidade da minha vida acadêmica, culminando no abandono do blog (porém sendo responsável também pelo jubilo de ter sido aprovado em todas as matérias).

Tendo finalmente sido liberto das minhas responsabilidades para com a faculdade, posso retomar a escrita e a pesquisa. E tenho muito a postar sobre os projetos e estudos que realizei durante o meu período de ausência aqui. Começando com grafos.

Como trabalho para faculdade desenvolvi em conjunto com o grandioso Nosirrahh e mais dois colegas a base para a criação de uma inteligência artificial em um sistema de batalha de RPG tático (no melhor estilo Shining Force II :D).

Para ser mais claro, nosso objetivo era criar a raiz de algo assim:



sábado, 20 de outubro de 2012

Brasil Game Show: Um resumo da experiência




Como previamente citado neste post, estive do dia 11 ao dia 14 de Outubro na Brasil Game Show, a maior feira jogos do país, participando do terceiro Game Jam nacional. Durante 2 dias eu e os membros da minha equipe desenvolvemos um jogo de acordo com o tema apresentado na véspera. Foram dois dias de vários problemas, ideias, aprendizado e muito, MUITO trabalho. Tudo o que se espera de um primeiro Jam.

E apesar de não termos levado o prêmio pra casa, foi uma experiência fantástica, tão divertida e recompensadora quanto estressante. Do tipo que me lembra porque escolhi trabalhar com desenvolvimento de jogos.

Mas mesmo com meu sentimento de realização pessoal é impossível negar que o evento foi em vários pontos mal pensado e mal estruturado. Desde a disponibilidade de internet e água até a preparação da equipe de suporte.

sábado, 6 de outubro de 2012

Projeto Quatis: Biodiversidade e aprendizado digital




Mencionei pela primeira vez há algumas semanas, na prévia do semestre, minha participação em um projeto da UFMG para o desenvolvimento de um jogo educacional ambiental sobre o Parque das Mangabeiras. E como prometido, escrevo aqui um post com mais detalhes do projeto. :)

Formado por um grupo do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais, o projeto tem como principal objetivo conscientizar a população da riqueza e fragilidade da fauna presente no Parque das Mangabeiras, um parque natural com uma área verde de 337 hectares. Através de eventos, extensas campanhas de divulgação e pesquisas acerca do comportamento das espécies que habitam o parque, o grupo tem atuado para educar e garantir o equilíbrio do enorme ecossistema que é o parque.