Mencionei pela primeira vez há algumas semanas, na prévia do semestre, minha participação em um projeto da UFMG para o desenvolvimento de um jogo educacional ambiental sobre o Parque das Mangabeiras. E como prometido, escrevo aqui um post com mais detalhes do projeto. :)
Formado por um grupo do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal de Minas Gerais, o projeto tem como principal objetivo conscientizar a população da riqueza e fragilidade da fauna presente no Parque das Mangabeiras, um parque natural com uma área verde de 337 hectares. Através de eventos, extensas campanhas de divulgação e pesquisas acerca do comportamento das espécies que habitam o parque, o grupo tem atuado para educar e garantir o equilíbrio do enorme ecossistema que é o parque.
Apesar do ambiente contar com uma fauna composta por 28 espécies de mamíferos, 160 espécies de aves, 20 espécies de répteis e 19 de anfíbios distribuídos ao longo de seus 2,8 milhões de metros quadrados, o animal que recebe destaque no projeto é o Quati.
Alvo de um estudo que resultou na monografia de uma das idealizadoras do projeto, o Nasua nasua (nome científico do animal) possui hábitos diurnos e normalmente se alimenta de insetos, frutos, pequenos mamíferos e, infelizmente, de restos de comida, lixo e alimentos fornecidos por visitantes. Em conjunto com a ausência de predadores, essa alta oferta de alimentos contribuiu para a existência da maior densidade populacional de Quatis já registrada, o que ameaça do equilibrio natural do habitat.
E é aí que entra toda a questão do jogo e a minha participação.
![]() |
Menu provisório ;) |
Para suprir a necessidade de conscientizar a população acerca dos hábitos alimentares do Quati e outros animais do parque, uma das várias abordagens escolhidas foi o o jogo digital. Relativamente simples porém rica em conteúdo, a mídia interativa possui um alcance considerável para propósitos educacionais, proporcionando o aprendizado de forma rápida e lúdica.
O jogo está sendo desenvolvido para a Web com a Unity e estará disponível no site do Projeto Quatis.
Originalmente a ideia seria desenvolver um jogo de plataforma que aconteceria no parque das Mangabeiras. O jogador controlaria um dos animais do projeto (o Jacu ou Mico-Estrela, além do Quati) e teria a missão de explorar o ambiente em busca de comida, ganhando pontos ao consumir alimentos típicos da dieta dos animais e perdendo pontos ao consumir alimentos ruins.
Porém, devido a alguns problemas com um protótipo feito no Game Maker e ao maior alcance proporcionado por um jogo mais simples, decidimos tomar outro rumo e criar um jogo da memória com imagens e informações sobre as espécies e o parque.
"Memória Natural", nome escolhido para o game, conta com três modos de jogo, cada um com três níveis de dificuldade e um ranking de estrelas baseado na pontuação final do jogador em cada um. Os modos de jogo são:
- Memória : Com um nome auto explicativo, trata-se do jogo tradicional da memória, em que o jogador deve encontrar o par de cada carta.
- Saiba+ : Neste modo o jogador deve encontrar uma carta cujo conteúdo completa outra carta.
- Responda : O jogador deve procurar os pares que contém respostas para as perguntas encontradas nas cartas, utilizando conhecimentos apresentados no modo Saiba+.
A arte 2D e a trilha sonora do jogo são 100% originais, feitas em colaboração com outros membros participantes do projeto, artistas absolutamente fantásticos diga-se de passagem. O traçado cartoon estilizado foi pensado para dar carisma ao jogo e atingir o público alvo (principalmente crianças, mas nada que impeça que você se divirta com ele ;D ).
A previsão para a conclusão do projeto é para o começo de Novembro, assim que estiver online o link para o jogo será postado aqui. Enquanto isso fiquem com algumas imagens do game:
Nenhum comentário:
Postar um comentário