sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Global Game Jam 2013: Um resumo da experiência

Pouco tempo depois (algumas horas pra ser mais preciso) de minha ultima postagem, embarquei em uma jornada de três horas rumo ao interior de Minas Gerais para ser parte de uma experiência que só posso descrever como incrível.

Aos desinformados e aos que não fazem parte do meio de desenvolvimento de jogos, aconteceu no fim de semana o quinto Global Game Jam, evento mundial de desenvolvimento de jogos. Em 270 locais em 58 países, programadores, artistas, designers, músicos e escritores se reuniram com um objetivo comum: desenvolver um jogo em 48 horas.

De notebook nas costas e saco de dormir na mão, eu e mais três amigos dirigimos até Rio Pomba, uma das cidades anfitriãs do evento. Fomos extremamente bem recebidos e a estrutura, apesar de não ser impecável, provou ser mais que o suficiente pra um Jam estável (o que não deixa de ser um alívio, considerando minha ultima experiência com um evento do gênero). Foram dois dias de muito trabalho, diálogo, algumas decepções e muitas novas amizades - a maioria desenvolvedores extremamente talentosos.

Como de costume o tema foi anunciado ao inicio do Jam e como de costume o tema surpreendeu:





A partir daí tivemos 48 horas pra criar um jogo baseado na som da batida de um coração.

Com o propósito de manter nossos energéticos gelados e evitar o colapso do grupo na metade do processo de criação, saímos da sede e fomos comprar gelo pro nosso cooler ao nosso retorno já tinhamos uma ideia formada sobre o jogo.

Tomando como base a jogabilidade rítmica de Bit. Trip Runner e a ambientação sombria de Limbo, decidimos desenvolver um jogo em que o jogador tivesse de correr para sobreviver a um ataque cardíaco enquanto mantinha o ritmo de seu coração. E por mais contraditório que "correr para sobreviver a um ataque cardíaco" soe, o conceito se encaixou bem no contexto, já que a história se passa dentro da mente de uma pessoa sofrendo um infarto.

Ideia do extremamente recalcado talentoso Hamilton, o jogo segue uma lógica simples: o personagem corre por um cenário sombrio gerado proceduralmente enquanto desvia de obstáculos (pulando ou abaixando) e mantém o ritmo de seu coração pressionando espaço toda vez que a barra branca passa pelo ícone na HUD. Caso caia ou erre o coração muitas vezes o personagem morre de parada cardíaca.
Também gerados proceduralmente, há itens que ajudam ou prejudicam o jogador:

 Adrenalina: melhora o ritmo do coração.
 Veneno: prejudica o ritmo do coração.






Desfibrilador: fornece uma vida extra ao jogador.





Cruz: torna o jogador imortal por um curto período de tempo.




O jogo foi desenvolvido com a Unity Pro, 3ds Max, Blender, Photoshop e Audacity e é compatível com Windows, Mac e Linux. Há planos para uma versão web.

Algumas imagens do resultado final:






Nos dois dias passamos por situações de pressão, cafeína, discussões, mudanças e muita cafeína.
Ao meu ver, um Jam é um evento que todo desenvolvedor / aspirante a desenvolvedor de jogos deveria participar. É uma experiência que além de divertida, estimula o aprendizado (de maneira super-acelerada) e o amadurecimento dos membros da equipe.

Ao fim da odisséia de desenvolvimento e das devidas apresentações, o jogo foi escolhido e premiado como o melhor entre os participantes de Rio Pomba. :D

Mas o verdadeiro prêmio é poder ver um bom trabalho construído em dois dias sendo reconhecido e admirado. Além disso, os contatos que fizemos são de valor imenso, especialmente tratando-se de indivíduos extremamente talentosos e sedentos por mais aprendizado sobre o imenso universo que é o desenvolvimento de jogos.

A todos os que estiveram presentes no Global Game Jam 2013 em Rio Pomba, meu muito obrigado.

Aos que não estiveram, segue a página do jogo no site oficial do GGJ 13.

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