domingo, 11 de agosto de 2013

Meifumadô na Unity

Eventualmente todo desenvolvedor é arremessado pra longe de sua zona de conforto e se vê obrigado a lidar com algo que nunca teve a coragem oportunidade de mexer antes. Passei por isso recentemente e, devido a condições não muito favoráveis, tive que tomar o caminho mais difícil.

Entendedores entenderão.

Quase tão óbvio quanto a precariedade do sistema de GUI da Unity (cuja nova versão espero que saia em breve), é o fato de a engine não é a mais indicada pra se trabalhar com 2D. Mesmo tendo sido precursora de algumas pérolas de jogatina bidimensional, o fluxo de trabalho imposto pela necessidade de se utilizar um plugin externo (novamente algo que espero corrigido no futuro) tem um peso considerável na hora de escolher um motor gráfico com o qual trabalhar.

No entanto, estando a mercê dos acontecimentos, não pude me dar ao luxo de perder tempo considerando os prós e os contras, muito menos de aprender uma nova ferramenta pra lidar com um projeto cujo ciclo de desenvolvimento foi de aproximadamente uma tarde.

Resultado: uma (deveras)pequena demo 2D na Unity 3D.

Primeiro você não vê.



Reaproveitando alguns scripts rascunhados em outras tardes e improvisando uma gambiarra ponte com os recursos da Unify Wiki, consegui gerar uma animação a partir de um spritesheet trabalhando com o offset de um Material comum. Adicionadas algumas partículas e movimentação, estava pronto o protótipo integrante do Trabalho de Conclusão de Curso de um dos meus amigos da Crima, Bruno Santos, autor da arte integrada ao protótipo.

Agora você vê.
O game concept apresentado como TCC, é o de um jogo de plataforma ambientado no japão feudal, tendo como protagonista um Bushi, um membro da casta de guerreiros orientais.

Foi interessante lidar com sprites na Unity, no mínimo serviu para desmistificar minha noção pessoal de que é semi-impossível trabalhar com 2D em uma engine 3D.

Afinal, se fosse fácil não tinha graça nenhuma.

Mais trabalhos 2D virão, e em breve. Especialmente com a galera foda da Crima Studios.


UPDATE: Semanas depois desse post a Unity liberou a beta de seus sistema 2D.


2 comentários:

  1. Comecei a desenvolver algo em 2D na Unity recentemente, e o desafio só me deixou com vontade de terminar logo, e mostrar que dá pra fazer.

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