terça-feira, 17 de julho de 2012

Sobre decepções e jams

Um pequeno resumo da minha semana.

Domingo, recebo a noticia de que o evento que estava ajudando a organizar infelizmente não vai acontecer. Não por falta de estrutura e pessoal (problemas que enfrentamos na elaboração do evento), mas por falta de interessados. O 1º PUC Game Jam, evento voltado exclusivamente para os alunos do curso de Jogos da PUC aconteceria do dia 10 ao dia 13, da 08h00 as 18h00 e a equipe vencedora ganharia o direito de representar o curso no Game Jam nacional que acontece em outubro durante o Brasil Game Show. E todos os participantes receberiam um certificado que abateria boa parte das horas complementares que tem que ser feitas para se formar no curso.
Decepção, é a melhor palavra para descrever o que senti na hora (a ainda sinto quando penso sobre). Não culpo aqueles que trabalham ou estavam viajando, certas responsabilidades não são adiáveis, mas eu me recuso a acreditar que em um curso com quase duzentos alunos, apenas seis tinham disponibilidade. Seis. Duas equipes.



Segunda, muito pra fazer, pouco tempo.


Tendo sido a competição cancelada decidi aplicar meus esforços na participação de outro evento. Aos que ainda não conhecem, vos apresento o Ludum Dare, evento online de desenvolvimento de jogos que ocorre de quatro em quatro meses. O objetivo é criar um jogo em apenas um fim de semana de acordo com o tema proposto na véspera.
Através do Twitter vi a noticia de que o aquecimento para o evento estava começando na segunda. O Mini Ludum Dare (semelhante em todos os aspectos, exceto na duração) propunha criar um jogo com o tema "contrastes" em apenas uma semana.
Aproveitando uma ideia que anotei a algumas semanas criei "Contrast", um jogo onde o jogador precisa superar vários obstáculos manipulando o ambiente ao seu redor. Isso é feito trocando do claro para o escuro.


Porém, devido a uma viagem planejada há meses eu teria de completar o jogo até sexta feira, façanha que orgulhosamente consegui realizar. O único problema foi minha falta de atenção: acreditando que o prazo para a submissão do jogo era até segunda feira ao invés de domingo, acabei perdendo a data.
Mesmo assim foi uma ótima experiência, prova de que, caso tivesse acontecido, o PUC Game Jam também poderia ter sido uma experiência fantástica.

Deixo aqui então uma reafirmação da minha decepção com o triste fim do tão planejado Game Jam da PUC. Só espero que as próximas chances não sejam desperdiçadas por mero desinteresse.

Para jogar Contrast, clique aqui.

Um comentário: